Com a variedade de modelos de computadores de mesa disponíveis no mercado, é normal que a escolha seja difícil e demorada. Afinal, além de entender as necessidades de uso, encontramos uma grande quantidade de opções em relação a marcas, processadores, placa-mãe, memória RAM e armazenamento, o que pode confundir até mesmo os mais experientes.

Depois de muita pesquisa e análise, eu descobri o meu computador de mesa favorito: o iMac da Apple. Além de já ser um grande fã do sistema operacional Mac OS X, eu sou produtor de conteúdo audiovisual e esse computador tem me proporcionado excelentes experiências de uso.

O iMac da Apple possui uma tela Retina de 21,5 polegadas com resolução nativa de 4K, o que garante imagens nítidas, brilhantes e vibrantes. Além disso, o computador possui um processador Intel Core i5 de última geração, capaz de rodar softwares pesados de edição de imagem, vídeo e som com velocidade e eficiência.

A configuração padrão do iMac inclui 8 GB de memória RAM – suficientes para operar múltiplos aplicativos simultaneamente – e um armazenamento de 1 TB em disco rígido ou opções com armazenamento em estado sólido (SSD) que entregam ainda mais velocidade ao sistema. Porém, se o seu trabalho exigir ainda mais desempenho, há opções personalizadas de configuração, podendo escolher até 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento.

A facilidade de uso do iMac é outro ponto forte: o computador vem com uma série de aplicativos instalados, como iMovie, Garageband e Keynote, que são excelentes para produtividade e entretenimento. Além disso, o Magic Mouse e o Magic Keyboard são periféricos extraordinários, ótimos para quem preza por um design único e minimalista. Eu, inclusive, curto tanto o design que uso ambos em meu MacBook Pro.

Entre as desvantagens, podemos destacar o preço. Infelizmente, o iMac não é acessível a todos os bolsos; mesmo nas opções básicas, seu valor pode ser considerado alto pelos menos abastados. Outro possível empecilho é que ecosistema dos produtos da Apple, que pode tornar o computador um pouco menos flexível para algumas tarefas específicas

Se o valor do iMac excede o seu orçamento, outras opções que você pode considerar são os computadores de mesa montados (“customizados”) e os All-in-One de outras marcas, como Dell, HP e Asus, dentre outras. Esses modelos podem ser encontrados em uma ampla faixa de preços, bem mais acessíveis que os computadores de alta performance da Apple, e suas configurações podem satisfazer a maioria das necessidades diárias.

A minha experiência com o computador de mesa iMac tem sido extremamente satisfatória até o momento. Investir em tecnologia de qualidade pode ajudar a aumentar a produtividade e melhorar a experiência de trabalho – e eu acredito que o iMac é uma opção mais do que válida para quem busca um computador de mesa favorito.

Espero que tenham gostado de minhas experiências e recomendações. O importante é escolher a opção que melhor se adapte às necessidades de uso e, claro, ao orçamento. Quais são as suas experiências com os computadores de mesa? Compartilhe nos comentários!